quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O PROCESSO DIAGNÓSTICO




Diagnóstico Psicopedagógico.

A avaliação psicopedagógica tem como objetivo situar os recursos utilizados e as dificuldades do aprendente no processo de apropriação do conhecimento. Pretende-se obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo em seu processo de aprendizagem e adaptação escolar.
É uma investigação do significado, da causa e da modalidade da aprendizagem do sujeito, suas possibilidades e impossibilidades no que diz respeito à aquisição do conhecimento com visitas do potencial da criança.
De acordo com Weiss (1994, p.18) o objetivo básico do diagnóstico é identificar os desvios e os obstáculos básicos no modelo de aprendizagem do sujeito que o impedem de conhecer na aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social.
Para Rubinstein (1996, p.134) deve mobilizar o aprendente e seu entorno – família e escola – no sentido da construção de um olhar sobre o não aprender.
“... os momentos do processo diagnóstico que procuram obter todos os dados necessários para compreender o significado, a causação e a modalidade da perturbação que em cada caso motiva a demanda assistencial.” (PAIN, 2008, p. 35)
A sequência diagnóstica dependerá da fundamentação teórica que norteia a prática profissional, o que implica em diferentes abordagens.
A escolha dos primeiros instrumentos a serem utilizados será definida após o primeiro encontro com o avaliando, vale ressaltar que não concebemos uma avaliação padronizada e estanque, pois todo o processo apoia-se na demanda, na escuta e no olhar do terapeuta. A cada encontro com base nas observações colhidas elaboramos um novo sistema de hipóteses sobre as possíveis causas, descartando aquelas que se mostrarem menos prováveis direcionando o trabalho de avaliação, tornando-o mais objetivo (CHAMAT, 2004) e selecionamos os instrumentos de investigação, isso ocorrerá até o final da avaliação quando concluiremos com o parecer ou informe Psicopedagógico embasado nas hipóteses confirmadas ao longo do processo.  

Os procedimentos para a coleta de dados

Entrevista Inicial – essa entrevista é feita em clínica com o responsável pelo paciente, no entanto, na Instituição, seja escolar ou de outro segmento, tem o objetivo de colher os dados sobre a instituição, as inquietações frente as dificuldades vivenciadas pelo grupo: o que se pretende fazer, qual é o principal problema que afeta a comunidade escolar ou o grupo.  O que a equipe pedagógica espera com a intervenção de um Psicopedagogo.
Análise do material escolar ou do PPP – implica em verificar a metodologia utilizada em sala de aula, a organização e estruturação das atividades e o cuidado que cada criança, ou adolescente, tem com o material escolar. Quais matérias são utilizados nos ensino fundamental e médio. No caso das escolas infantis (creche e pré-escola), se o material é apropriado para a idade, se as crianças tem acesso aos brinquedos, quantidade de brinquedos e materiais pedagógicos per capita, se os brinquedos são didáticos e estimulantes, a qualidade dos brinquedos, etc.
Avaliação comportamental e pedagógica/ Relatório escolar – transmitem a visão dos professores sobre a conduta dos alunos em sala de aula, o relacionamento com os colegas e a relação entre os profissionais, enfim como está o relacionamento da comunidade escolar – no caso de empresas de outros segmentos como está a relação social dos colaboradores – além do planejamento das aulas.

Inicialmente são feitas três entrevistas: com a equipe pedagógica, com o corpo docente e com a família – neste caso é preciso marcar uma reunião com os pais conforme necessidade e indicação da equipe pedagógica.
As entrevistas e orientação às famílias são feitas conforme relatório escolar e indicação dos professores, no entanto é possível fazer uma reunião com os pais para orientá-los sobre as dificuldades de aprendizagem. 

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