Diagnóstico
Psicopedagógico.
A avaliação psicopedagógica tem como objetivo situar os
recursos utilizados e as dificuldades do aprendente no processo de apropriação
do conhecimento. Pretende-se obter uma compreensão global da forma de aprender
e dos desvios que estão ocorrendo em seu processo de aprendizagem e adaptação
escolar.
É uma investigação do significado, da causa e da
modalidade da aprendizagem do sujeito, suas possibilidades e impossibilidades
no que diz respeito à aquisição do conhecimento com visitas do potencial da
criança.
De acordo com Weiss (1994, p.18) o objetivo básico do
diagnóstico é identificar os desvios e os obstáculos básicos no modelo de
aprendizagem do sujeito que o impedem de conhecer na aprendizagem do sujeito
que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social.
Para Rubinstein (1996, p.134) deve mobilizar o aprendente
e seu entorno – família e escola – no sentido da construção de um olhar sobre o
não aprender.
“... os momentos do processo diagnóstico que procuram
obter todos os dados necessários para compreender o significado, a causação e a
modalidade da perturbação que em cada caso motiva a demanda assistencial.”
(PAIN, 2008, p. 35)
A sequência diagnóstica dependerá da fundamentação
teórica que norteia a prática profissional, o que implica em diferentes
abordagens.
A escolha dos primeiros instrumentos a serem utilizados
será definida após o primeiro encontro com o avaliando, vale ressaltar que não
concebemos uma avaliação padronizada e estanque, pois todo o processo apoia-se
na demanda, na escuta e no olhar do terapeuta. A cada encontro com base nas
observações colhidas elaboramos um novo sistema de hipóteses sobre as possíveis
causas, descartando aquelas que se mostrarem menos prováveis direcionando o
trabalho de avaliação, tornando-o mais objetivo (CHAMAT, 2004) e selecionamos
os instrumentos de investigação, isso ocorrerá até o final da avaliação quando
concluiremos com o parecer ou informe Psicopedagógico embasado nas hipóteses
confirmadas ao longo do processo.
Os
procedimentos para a coleta de dados
Entrevista
Inicial – essa entrevista é feita em clínica com o responsável pelo
paciente, no entanto, na Instituição, seja escolar ou de outro segmento, tem o
objetivo de colher os dados sobre a instituição, as inquietações frente as
dificuldades vivenciadas pelo grupo: o que se pretende fazer, qual é o
principal problema que afeta a comunidade escolar ou o grupo. O que a equipe pedagógica espera com a
intervenção de um Psicopedagogo.
Análise
do material escolar ou do PPP – implica em verificar a
metodologia utilizada em sala de aula, a organização e estruturação das
atividades e o cuidado que cada criança, ou adolescente, tem com o material
escolar. Quais matérias são utilizados nos ensino fundamental e médio. No caso
das escolas infantis (creche e pré-escola), se o material é apropriado para a
idade, se as crianças tem acesso aos brinquedos, quantidade de brinquedos e materiais
pedagógicos per capita, se os brinquedos são didáticos e estimulantes, a
qualidade dos brinquedos, etc.
Avaliação
comportamental e pedagógica/ Relatório escolar – transmitem
a visão dos professores sobre a conduta dos alunos em sala de aula, o
relacionamento com os colegas e a relação entre os profissionais, enfim como
está o relacionamento da comunidade escolar – no caso de empresas de outros
segmentos como está a relação social dos colaboradores – além do planejamento
das aulas.
Inicialmente são feitas três entrevistas: com a equipe
pedagógica, com o corpo docente e com a família – neste caso é preciso marcar
uma reunião com os pais conforme necessidade e indicação da equipe pedagógica.
As entrevistas e orientação às famílias são feitas
conforme relatório escolar e indicação dos professores, no entanto é possível
fazer uma reunião com os pais para orientá-los sobre as dificuldades de
aprendizagem.
LEITURA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário