quarta-feira, 13 de julho de 2022

Por que Procrastinamos?

     A procrastinação é um ato desagradável e abominado pela sociedade. Principalmente, levando-se em consideração a sociedade tecnicista e capital em que vivemos, porque a frase da contemporaneidade é "tempo é dinheiro". desta forma, a maior parte de nós se incomoda quando procrastina tarefas, e isso é aprendido desde cedo com os nossos pais. 


     Deste modo, procrastinar é adiar, deixar para depois, para amanhã o que se poderia fazer hoje, ou seja, algo que perturba a nossa mente, pois ao passo que deixamos para depois uma tarefa imediata nossa mente nos cobra o tempo todo a "bendita tarefa" nos causando desconforto e até mesmo uma péssima noite de sono. 

    Então por que procrastinamos? por que deixamos de lado ações que para nós seria benéfica, tal como editar um trabalho acadêmico, porque temos prazo de entrega, ou guardar dinheiro para realizar um sonho? 

    Simples! Por que o nosso cérebro gosta de prazer e aciona o sistema dopaminérgico quando procrastinamos uma ação: "Quando adiamos tarefas importantes, é possível notar um condicionamento mental padrão que nos leva a pensar que haverá mais tempo e melhores condições de execução no dia seguinte" (SOARES, 2017, p.8). 

    Deste modo, a sensação de bem estar causada pelo sistema de recompensa, libera um neurotransmissor chamado Dopamina, nos dá uma falsa possibilidade de executar a função com otimização no dia seguinte, ou seja, EU PENSO que no dia seguinte, mês seguinte, ano seguinte, terei melhores condições de resolver o meu problema o que me dá uma falsa sensação de realização e recompensa. Além disso, no meio do processo você encontra outras tarefas mais interessantes para fazer, o que te dá sensação de prazer: " Ah amanhã eu faço, assim terei ideias melhores"




    O nosso cérebro associa a sensação de bem-estar com o adiamento da tarefa transformando- nos em um  procrastinador crônico, mesmo que o ato de procrastinar nos cause um desconforto psicológico.
Existem dois tipos de procrastinadores: 

1) Procrastinador crônico -  É a pessoa que atrasa tarefas constantemente, porque vive sob pressão, geralmente trabalha em uma empresa que exige atingir metas, portanto entrega as tarefas sempre de última hora com prazos apertados. Contudo, esse tipo de pessoa está sempre estressada, o que ativa o sistema nervoso simpático causando-lhe hipertensão e problemas cardíacos. 
    Um estudo recente sobre procrastinação crônica liderado pela cientista PhD Dra. Fuschia Sirois da Bishop's University em Quebec, Canadá, mostrou que pessoas que procrastinam continuamente tem tendência a doenças cardiovasculares entre outro problemas de saúde física e mental (SOARES, 2017). 
    
2) Desamparo Aprendido - O desamparo aprendido é uma condição que leva o ser humano a paralisar diante de funções ou situações de mudança, deste modo, após "apanhar" muito da vida, de sofrer momentos e situações de desesperança e desamparo, o indivíduo não vê saída para os seus problemas, ou seja, não acha possível mudar, não vê possiblidades de tentar e nem acha que vale a pena tentar, acredita que o conformismo é a única saída. Assim, o procrastinador por desamparo aprendido paralisa diante de sonhos e realizações que poderiam lhe dar, por exemplo, melhores condições de vida. 
    Portanto, não devemos julgar as pessoas que tem a tendência de procrastinar, pois o cérebro se habitua a isso. 




https://www.terra.com.br/noticias/dino/estudo-mostra-que-a-procrastinacao-e-resultado-da-estrutura-cerebral-especialista-explica-como-vence-la,adba3376ccd26dce889a33e90fe578d22vp7udtl.html 


Pare de procrastinar!!!!

    A procrastinação é associada a sensação de bem estar, porque o cérebro sinaliza que o dia seguinte é a melhor hora para executarmos funções e nos proporciona otimismo ao sabermos que poderemos fazê-la. Deste modo, o procrastinador se tornará crônico, porque mesmo executando a função sob pressão, ainda assim a fará, só que sob as duras penas de doenças crônicas que possivelmente o levarão ao óbito. 
    Estão para não se tornar um procrastinador crônico ou desamparado é preciso mudar os padrões mentais. O nosso cérebro é plástico, isso significa que modifica com aprendizagem e com hábitos, bons é claro! Para isso precisa ser estimulado. 
    No livro "Procrastinação: Guia científico sobre como parar de procrastinar, de Lilian Soares, vou deixar lincado abaixo, esta autora, a partir de estudos da Neurociência, mostra como o cérebro se habitua a NÃO procrastinação. 
    A primeira coisa a se fazer é perceber as suas emoções, como você se sente ao procrastinar e o que você deveria fazer para não sentir emoções negativas. 
    A segunda coisa é perceber o quanto a situação é desagradável: por que fazer algo desnecessário, como gastar dinheiro em entretenimento se tenho que pagar minhas dividas ou entregar um trabalho? Necessidade primeiro, depois a diversão. Talvez se você anotar isso em um bloco de notas (papel ou celular, o que achar melhor) verá o quanto determinadas ações atrapalham o nosso desempenho. 
    A TERCEIRA e mais importante é criar um padrão cerebral: ao invés de "Eu quero fazer" passe a dizer "Eu tenho que". e faça uma lista das suas prioridades como hora marcada e dia (início e fim da tarefa). Faça uma agenda com projetos a curto, médio e longo prazo, todos com dia, hora e termino das tarefas. Siga a agenda sem procrastinar e perceba que todos os objetivos que você quer alcançar tem solução e pode ser alcançado. Visualizar os projetos ativa o nosso sistema cognitivo e funções executivas.
    Assim, seu cérebro, que será estimulado, mudará o padrão. Por que segundo estudos neurocientíficos nós temos plasticidade neuronal.  o que nos dá a possiblidade de aprender e mudar.


            "Sobre a relação entre a neuroplasticidade e o aprendizado Borella e Sacchelli (2009) após revisarem a literatura cientifica concluíram que esta é aprendizado-dependente e não simplesmente uso-dependente. Portanto a plasticidade ocorre por meio do aprendizado assim como o aprendizado estimula a plasticidade".

Leia:  


    
Procrastinação: Guia científico sobre como parar de Procrastinar, Lilian soares.

Katia Santana é

Professora Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pós graduada em Neurociência e Psicologia Aplicada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Transtornos Psicológicos Transtornos de Ansiedade CID F41            Os transtornos de ansiedades são transtornos psicológicos cara...