O
que é Psicopedagogia.
A Psicopedagogia é uma técnica da psicologia que tem um caráter
preventivo e interventivo e, como tal, tem o objetivo de estudar os processos
de aprendizagem e as causas das queixas destes problemas, por isso, a partir de
sua interdisciplinaridade investiga a causa e tenta saná-la.
A Psicopedagogia não é uma ciência, é um estudo, uma técnica,
por isso bebe das ciências em que se fundamenta, tais quais a psicologia, a
psicanálise, a filosofia, a antropologia a sociologia e a neurociência que
recentemente tem nos trazido muitos benefícios, pois suas pesquisas são de
grande valia e um alicerce para o nosso trabalho. É impossível tratar de um
paciente sem os conhecimentos da Neurociência.
Essa área de estudos nasceu a partir da necessidade de médicos
europeus no período da revolução industrial, século XIX, e do pós-guerra, no
século XX, saberem por que alguns funcionários de fábrica tinham dificuldade de
aprender o mesmo ofício que para alguns era relativamente fácil, isto é, muitos
funcionários faziam o mesmo trabalho, porém para alguns havia um bloqueio
mental.
Desta forma, médicos passaram a pesquisar as causas dos
problemas então se criou uma denominação para esse tipo de atendimento: o
médico da educação.
No pós-guerra muitos soldados voltavam para casa com lesões
cerebrais, devido aos traumas psíquicos ou mesmo por ferimentos no encéfalo, o
que fez com que o médico da educação entrasse em ação.
A noticia se espalhou por muitos países da Europa e os pais
passaram a levar os seus filhos, com problemas de aprendizagem na escola, a se
consultarem com esse especialista. Contudo, mais tarde esse especialista
viraria o Psicólogo escolar, da educação, da aprendizagem e por fim o
Psicopedagogo.
Muitas pesquisas foram feitas nos Estados Unidos e
posteriormente na Argentina para que se chegasse nesta especialização que
existe hoje, tão importante para a saúde mental e para o sucesso do aprendente
nas escolas, bem como para qualquer pessoa que precise de um psicopedagogo.
A Psicopedagogia da qual nos inspiramos vem do contexto
argentino em que Jorge Visca cria modelos de diagnóstico e testes que são
utilizados no processo diagnóstico.
Jorge Pedro Luís Visca foi um psicólogo social e graduado em
ciências da educação que nos deixou um legado de pesquisas, livros e
instrumentos psicopedagógicos que utilizamos até hoje em consultório.
Além de Jorge Visca, bebemos das fontes de Sara Paín, também
psicóloga, Nádia Bossa, que é brasileira, Psicóloga, psicopedagoga e
neurocientista, Maria Lúcia Lemme Weis, entre outros que escreveram livros em
prol de uma aprendizagem específica.
A avaliação do Psicopedagogo começa com um processo diagnóstico
que tem como objetivo situar os recursos utilizados e a dificuldades de
aprendizagem do paciente no processo de apropriação do conhecimento. Pretende-se,
desta forma, obter uma compreensão global do que está acontecendo com o
aprendente.
Enfim,
é imprescindível que haja um psicopedagogo nas escolas e instituições de
ensino, pesquisa, Ongs ou empresas de qualquer segmento, porque em algum
momento alguém precisará da intervenção deste profissional.
BIBLIOGRAFIA
PAIN, Sara.
Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de
Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985. Reimpressão em 2008
WEIS,
Maria
Lúcia L. Psicopedagogia Clínica: uma
visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem. Editora Lamparina, 2012.
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