quinta-feira, 5 de setembro de 2019

O que é Psicopedagogia




O que é Psicopedagogia.

       A Psicopedagogia é uma técnica da psicologia que tem um caráter preventivo e interventivo e, como tal, tem o objetivo de estudar os processos de aprendizagem e as causas das queixas destes problemas, por isso, a partir de sua interdisciplinaridade investiga a causa e tenta saná-la.
       A Psicopedagogia não é uma ciência, é um estudo, uma técnica, por isso bebe das ciências em que se fundamenta, tais quais a psicologia, a psicanálise, a filosofia, a antropologia a sociologia e a neurociência que recentemente tem nos trazido muitos benefícios, pois suas pesquisas são de grande valia e um alicerce para o nosso trabalho. É impossível tratar de um paciente sem os conhecimentos da Neurociência.
       Essa área de estudos nasceu a partir da necessidade de médicos europeus no período da revolução industrial, século XIX, e do pós-guerra, no século XX, saberem por que alguns funcionários de fábrica tinham dificuldade de aprender o mesmo ofício que para alguns era relativamente fácil, isto é, muitos funcionários faziam o mesmo trabalho, porém para alguns havia um bloqueio mental.
       Desta forma, médicos passaram a pesquisar as causas dos problemas então se criou uma denominação para esse tipo de atendimento: o médico da educação.
       No pós-guerra muitos soldados voltavam para casa com lesões cerebrais, devido aos traumas psíquicos ou mesmo por ferimentos no encéfalo, o que fez com que o médico da educação entrasse em ação.
       A noticia se espalhou por muitos países da Europa e os pais passaram a levar os seus filhos, com problemas de aprendizagem na escola, a se consultarem com esse especialista. Contudo, mais tarde esse especialista viraria o Psicólogo escolar, da educação, da aprendizagem e por fim o Psicopedagogo.
       Muitas pesquisas foram feitas nos Estados Unidos e posteriormente na Argentina para que se chegasse nesta especialização que existe hoje, tão importante para a saúde mental e para o sucesso do aprendente nas escolas, bem como para qualquer pessoa que precise de um psicopedagogo.
       A Psicopedagogia da qual nos inspiramos vem do contexto argentino em que Jorge Visca cria modelos de diagnóstico e testes que são utilizados no processo diagnóstico.  
       Jorge Pedro Luís Visca foi um psicólogo social e graduado em ciências da educação que nos deixou um legado de pesquisas, livros e instrumentos psicopedagógicos que utilizamos até hoje em consultório.
       Além de Jorge Visca, bebemos das fontes de Sara Paín, também psicóloga, Nádia Bossa, que é brasileira, Psicóloga, psicopedagoga e neurocientista, Maria Lúcia Lemme Weis, entre outros que escreveram livros em prol de uma aprendizagem específica.
       A avaliação do Psicopedagogo começa com um processo diagnóstico que tem como objetivo situar os recursos utilizados e a dificuldades de aprendizagem do paciente no processo de apropriação do conhecimento. Pretende-se, desta forma, obter uma compreensão global do que está acontecendo com o aprendente.
Enfim, é imprescindível que haja um psicopedagogo nas escolas e instituições de ensino, pesquisa, Ongs ou empresas de qualquer segmento, porque em algum momento alguém precisará da intervenção deste profissional.
        

      



BIBLIOGRAFIA
PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985. Reimpressão em 2008
WEIS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem. Editora Lamparina, 2012.

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