Neurotransmissores
São substâncias químicas produzidas pelos neurônios (células nervosas), com a função de biossinalização. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem, também, estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo.
Os neurotransmissores agem nas sinapses que são o local de junção do neurônio com outra célula.
Função de alguns Neurotransmissores
Dopamina: reduz ansiedade, melhora o ânimo, energia e motivação.
Hábito: comemorar, ser grato, exercícios físicos.
Serotonina: reduz maus hábitos, aumento da capacidade de decisão.
Hábito: ver o lado bom das coisas, ou seja, positividade, otimismo, atividades físicas.
Melatonina: melhora a qualidade do sono.
Hábito: tomar um pouco de sol.
Noradrenalina: reduz o estresse, melhora o foco e a capacidade de pensar.
Hábito: massagens e exercícios físicos.
Gaba: este é o neurotransmissor do relaxamento, da calma, reduz a ansiedade e aumenta o relaxamento. Este é um neurotransmissor inibitório, isto é, inibe a liberação de neurotransmissores do estresse, tal qual o cortisol.
Hábito: comer castanhas, foco, meditação, respiração profunda e pausada. Conversa interna.
Endorfina: reduz a dor, a depressão e aumenta a sensação de felicidade.
Hábito: sexo, chocolate, risos, contato com a natureza.
Ocitocina: ah esse é o neurotransmissor do amor: proporciona bons sentimentos, amor, conexão e confiança.
Hábito: abraços verdadeiros e troca de afeto.
Na aprendizagem, quando o professor é lúdico e afetivo, a criança libera os neurotransmissores que ajudam na atenção, memória e vontade de aprender mais e mais, tal qual a dopamina. Desta forma, é preciso que o docente trabalhe de forma que possa alcançar a todos dentro das suas especificidades.
É importante para isso utilizar diversos métodos de ensinagem para que todos sejam incluídos.
Como o cérebro aprende?
10% lendo
20% ouvindo
30% observando
50% vendo e ouvindo
70% discutindo com outros.
80% fazendo.
95% ensinando aos outros.
Funções cognitivas
Localização: córtex pré frontal
Memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas.
As funções executivas são: planejamento, organização, execução, inibição que é o controle comportamental.
Deste modo, é preciso estimular essas funções com jogos e brincadeiras.
Jogos de damas, xadrez, ludo, dominó, resta um, hora do hush, quebra cabeça, jogo da velha, cruzadinhas, enfim jogos de estratégias e de atenção.
Os jogos proporcionam a melhora das funções cognitivas e a ética, pois treina a regulação, ou seja, as regras que devemos seguir em sociedade e é claro a socialização.
No próximo artigo darei dicas de jogos e como jogá-los.
Até mais!!!
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