quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Como fazer para que seu filho seja um bom leitor

Em primeiro lugar é preciso se lembrar que somos seres sociais, vivemos em grupo pelo simples fato de preservação da espécie, ou seja, somos os únicos seres vivos que precisa viver em grupo por vários motivos: defesa, aprendizagem, identidade (cultura) e saúde mental.
Do mesmo modo, aprendemos a partir de imitação, isto é, do comportamento dos nossos semelhantes, em geral dos nossos pais ou tutores, isso não é somente cultural, porque temos os nossos neurônios espelhos, neurônios aprendentes que moldam o nosso comportamento, desta forma, é preciso tomar cuidado com as nossas atividades perante os nossos filhos: se o pai grita com a mãe a criança poderá repetir essa ação.
Contudo, estamos falando de coisa boa: a leitura. Esse hábito tão gostoso e saudável que é prática da humanidade há muitos séculos. Na verdade na idade média poucas pessoas sabiam ler, pois a maior parte da população não era letrada, porém com o advento da prensa, invenção de Gutenberg no século XIX, as pessoas passaram a ler mais, a educação nos bancos escolares foi expandida e esse hábito se espalhou pelos continentes.
Portanto, para que seu filho seja um bom leitor leia para ele e aproveite esse momento afetuoso para se conectar a ele.

Escolha livros apropriados para cada faixa etária com ilustrações e histórias que provoquem curiosidades, que tenha um conteúdo ético para que ele possa refletir e questionar, e que faça sentido para a sua realidade.
Livros devem ser prazerosos, portanto devem conter figuras, jogos, CDs com músicas apropriadas para cada idade e deixar um "quê" de saudades, por isso não leia a história inteira para que haja uma expectativa para o dia seguinte.
Para os bebês, leia para os pequenos desde cedo, os livros devem conter relevos, emborrachados, podem ser de tecido e bem coloridos. O livro de tecido estimula as funções psicomotoras (pegar, largar, apertar, segurar, alcançar, etc) afinal, essa é a fase sensório -motor, o que significa que o bebê aprende por estímulos motores e sensíveis.
Ao sair para passear com o seu filho leve-o em livrarias. As grandes livrarias, mega store, tem espaços lúdicos apropriados para crianças. Com pufes, almofadas, araras com livros infantis é bem colorido, do jeito que as crianças gostam. Na próxima vez que for ao shopping com seu filho ele te puxará para uma livraria, experiência própria.
Dê livros de presente acompanhados com jogos, personagens históricos e heróis, princesas, varinhas mágicas, unicórnio, acessórios, enfim, o que faz parte do imaginário infantil.
Tudo isso mexe com o lúdico, com a imaginação e criatividade, o que reforça as funções cognitivas ( atenção, memória, leitura, planejamento, organização e execução).
E por fim, faça parte da brincadeira esse é um momento de criatividade e afetividade entre pais e filhos.
Boa leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Transtornos Psicológicos Transtornos de Ansiedade CID F41            Os transtornos de ansiedades são transtornos psicológicos cara...