terça-feira, 7 de março de 2023

 

 

 

O QUE SÃO HÁBITOS?

 

Hábitos são ações mecânicas que de tanto ser repetidas, inconscientemente, tornam-se espontâneas, portanto, não precisamos pensar sobre elas.

As ações habituais ficam cristalizadas no cérebro em áreas que independem da nossa memória, desta forma, ao praticarmos ações que não são racionais, estas se tornam parte da nossa vida, ou seja, um hábito constante, e se forem ruins prejudicam o nosso dia a dia e até mesmo as pessoas que vivem ao nosso redor.

Para ter hábitos saudáveis é só criar a rotina correta e repeti-la inúmeras vezes até que seja cristalizada no seu cérebro. Depois de um tempo, você irá perceber que a nova rotina já faz parte da sua vida e irá repeti-la sem notar.

Mas primeiro terá que observar o que deve ser mudado na sua vida para estabelecer a nova rotina: perceba gatilhos que fazem você, por exemplo, comer em excesso, alimentos não saudáveis, ou, dormir tarde e pouco, ou pior ainda, ser grosseira (o) – maltratar seus entes queridos - com as pessoas gratuitamente.

Todo comportamento repetitivo e sem reflexão se torna um hábito, pois o nosso cérebro não precisa gastar energia com ações mecânicas. É difícil mudar hábitos, mas não é impossível.

As ações mecânicas que praticamos no dia a dia, nós a chamamos de heurísticas,  são atalhos mentais que poupam a energia do nosso cérebro para que não tenhamos que refletir sobre determinadas ações corriqueiras. As heurísticas servem para a praticidade da vida, por exemplo, quando nos levantamos, ao acordar pela manhã, sabemos, geralmente que tipo de roupa vestir para ir ao trabalho. Imaginem se todas as manhãs eu precisa-se tirar todas as roupas do armário, inclusive as vestimentas de praia (biquini etc.), experimentá-las uma a uma para saber qual traje seria melhor para essa ocasião?

Mesmo que experimentemos algumas peças, sabemos qual é o dress code para cada ocasião, não sairíamos de biquini para trabalhar, não é mesmo? Pois é, o cérebro guarda e interpreta a ação adequada para cada momento e situação.

Contudo, quando usamos vieses e heurísticas em situações que se tornam cômodas para nós elas acabam atrapalhando o bom funcionamento das nossas vidas. Desta forma, é preciso ter autoconhecimento para reconhecer os nossos hábitos refletindo sobre o que está atrapalhando o meu desenvolvimento pessoal ou as minhas relações sociais.   

Antes de argumentar sobre esses maus hábitos vou explicar o que são vieses.

Vieses são distorções da realidade: são padrões de distorções de julgamentos, um viés de confirmação, por exemplo, pode nos levar a tomar decisões errôneas na hora de comprar um produto, ou, um viés cultural nos faz julgar o outro pela aparência e ter preconceitos contra grupos, pessoas, etnias. O viés cognitivo nos prejudica, porque é um atalho mental que nos leva a desvio de racionalidade e lógica.

Deste modo, ao identificar heurísticas e vieses, que são comportamentos que não refletimos sobre, percebemos o que devemos mudar nas nossas vidas, ou seja, eliminar os gatilhos.

Agora que você já sabe o que são hábitos, vieses e heurísticas, busque interpretar as suas ações e criar uma rotina correta para o seu dia e, assim, ter uma vida mais saldável e relações sociais harmoniosas.

 

      


                                            Maus hábitos

 

 

 

 


 

                                           Bons Hábitos

 


                             Trajetória na mudança de hábitos

 


 

 

BIBLIOGRAFIA

Duhigg, Charles. O Poder do Hábito. São Paulo: Objetiva. 1° edição, outubro de 2012.

Myers, David G. Psicologia / David G. Myers ; tradução Daniel Argolo Estill, Heitor M. Corrêa ; revisão técnica Angela Donato Oliva. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro : LTC, 2015. il .; 28 c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Transtornos Psicológicos Transtornos de Ansiedade CID F41            Os transtornos de ansiedades são transtornos psicológicos cara...